Parkour para Iniciantes – Como começar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Parkour Para Iniciantes – Como Posso Treinar?

Olá a todos!! Estou de volto com o meu segundo artigo!! E esse artigo promete!! Enfim, vamos a o que interessa!!

Todos nós temos dúvidas assim. É extremamente normal para alguém que nunca treinou Parkour se perguntar como pode começar a praticá-lo.

Eu mesmo, no começo, achava impossível aprender essa arte sem um instrutor. Porém, como eu disse no post anterior, os primeiros praticantes simplesmente assistiam os poucos vídeos de David Belle e imitavam os seus movimentos! Isso é a maior prova que qualquer pessoa pode treinar sem um instrutor presencial!!

Agora que eu já te dei um empurrãozinho, vou te mostrar como eu iniciei no Parkour…

 

Comece de Baixo.

Precisão Iniciante

Bom, qualquer um que assiste os vídeos de Parkour pela internet vai pensar que é um bando de jovens malucos… Mas na verdade para eles chegarem ao ponto de estar em lugares extremamente altos, ou fazendo movimentos distantes e perigosos. Eles tiveram que começar no baixo.

Sim! Eles treinavam no chão, somente com uma mureta ou meio fios…

Qualquer pessoa que inicia no Parkour tem que começar de baixo, os meus primeiros precisões foram em linhas de estacionamento de carro, o meu primeiro Kash foi na cama dos meus pais…

Eu sei que treinar em lugares baixos não dão muita adrenalina, mas você vai descobrir que quando se começa até mesmo um precisão de apenas 7 ou 8 pés(seus) de distância pode dar medo…

 

Treinar Sozinho? Ou Com Amigos?

Treinando com amigos

Durante meu pouco tempo de Parkour, eu já treinei sozinho e com amigos…

Posso afirmar que quando se treina com um amigo é realmente diferente de treinar sozinho, pois um ajuda o outro incentivando e até mesmo vigiando.

Para ficar mais fácil eu vou listar os pontos positivos de cada um:

 

Treinando Sozinho:

  1. Seu foco é 100% no que está fazendo, sem se preocupar com outras pessoas;

 

Treinando Com Amigos:

  1. Um incentiva o outro;
  2. Em caso de acidente, um tem o outro;
  3. O treino se torna divertido por causa das conversas;
  4. Sempre há aqueles “desafios” que brincamos;
  5. Um ajuda o outro com movimentos que sabe mais;
  6. Um cuida do outro em caso de surto de loucura (fazer um movimento que não está pronto ainda).

Conclusão, treinar com amigos é mais vantajoso…

 

Meus Amigos Não Gostam de Parkour, O Que eu Faço?

Não tem problema! O Parkour é uma ótima forma de conhecer pessoas novas!!

Por causa do companheirismo que o Parkour proporciona, a maioria dos praticantes adoram conhecer e ajudar pessoas novas!

Não fique sozinho, procure por pessoas em rede sociais e conheça praticantes experientes! Se for menor de idade leve seus pais, é sempre mais seguro!!

 

Onde eu Posso Treinar?

Se você tiver adquirido o Arte do Parkour, você pode assistir de qualquer lugar que tenha internet e achar um local para praticar é mais fácil ainda!

Se você mora em local urbano vai ser mamão com açúcar encontrar um lugar. Vou dar uns exemplos:

Local-Parkour

Parkour-Praça-Para-Treinar

 

Não necessariamente tem que ser locais dessa forma, mas são exemplos que eu encontrei pela internet.

Praças e outros locais públicos são realmente muito boas para praticar! Mas se não tiver nada que eu mostrei próximo da sua casa, há como treinar na sua própria casa, mas cuidado para não quebrar nada xD

 

Quais movimentos começar?

Existem algumas formas de começar, mas vai depender de quem está ensinado ou o que você está afim de aprender! No Arte do Parkour existe uma metodologia muito bem feita, pois existem movimentos que são mais fáceis de realizar após aprender outros.

Iniciante-precisão

Mas existem aqueles mais básicos que não tem nada para aprender antes dele! Eles são:

  • Safety Vault
  • Lazy Vault
  • Precisão
  • Etc..

Existem mais deles, porém eu não vou listá-los. Também não irei falar de cada movimentos, mas se tiverem alguma dúvida sobre algum deles, o uso ou algo assim. Me mande uma mensagem que eu irei responder sua dúvida em outro post!

 

Sou Muito Novo Para Treinar…

Não existe isso no Parkour! Se você tem mais de 6 anos, você já pode praticar! Não que isso seja uma regra, mas é a idade que você tem o mínimo de coordenação!

Por isso não se prenda a isso, se tem mais de 6 anos e menos de 60, você pode praticar com certeza! Mais ou menos que isso já é mais difícil, porém não impossível…

Criança+Parkour

 

Mas Eu Nem Aguento Meu Próprio Corpo

Não se preocupe com isso! No começo você pode ter alguma dificuldade, porém conforme você pratica seu corpo fortalece e se acostuma com os movimentos!

Para te provar eu separei um vídeo muito legal!

Como você pode ver, esses gordinhos arrebentam no Parkour/Freerunning!

 

Quais Equipamentos Eu Preciso Para Praticar?

No Parkour buscamos desenvolver fisicamente e também mentalmente e acreditamos que o nosso corpo já oferece o suficiente para nos proteger, então basta refinar as técnicas para não se machucar…

Então Para praticar simplesmente necessita de um tênis, de começo ele pode ter amortecimento, mas não é necessário! O único pedido para o tênis é ter solado de borracha, pois ajuda muito na aderência.

Parkour também é conhecido pelas calças de moletom largas, que são muito usadas pela sula leveza e por não limitar os movimentos do corpo, mas se não tiver você pode usar qualquer roupas que seja leve!!

Por Hoje é Isso!

Bom, obrigado por ler este post! Por hoje eu trago isso. Caso tenha alguma dúvida que não foi esclarecida você pode me mandar um email que eu irei lhe responder com maior prazer!!

A partir de hoje, terá post de 15 em 15 dias, então esperem pelo próximo!

Um grande abraço e bons treinos para todos!

Ir Página Inicial

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post: Parkour para Iniciantes - Como começar?
Author Rating
51star1star1star1star1star