O Que é Parkour? O Que Todos Deveriam Saber!

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é Parkour? Um Jogo? Um esporte?

o-que-e-parkour

Depois de ter começado a praticar Parkour, a mais ou menos 1 ano atras, eu conheci bastante pessoas e assim que eu dizia ser praticante de Parkour a maior parte delas me perguntava: ” O que é Parkour? “

Eu realmente já ouvi isso muitas vezes! E depois de algumas pesquisas percebi que muitas pessoas desconhecem a palavra, então eu decidi escrever sobre para esclarecer a todos o que seria isso!

Para começar a explicar o que é Parkour, eu irei pelo significado da palavra. Por sugestão de David Belle, o criador, foi chamado de parcours (“percurso”) que ao passar para o português retiraram o “s” e trocaram o “c” pelo “k”. Deixando a tradução literal de lado, alguns consideram Parkour como “Chegar de um Ponto ao Outro”.

Como Surgiu o Parkour?

Será muito mais fácil entender o que é Parkour, quando entender a sua origem. Por isso vamos começar lá do início…

Um oficial da marinha, que se chamava Georges Herber, criou um tipo de método que visava treinar seus soldados o máximo para a guerra. Esse treinamento consistia em saltar, correr, esgueirar-se e muitos outros movimentos. Todo esse treinamento foi baseado em tribos africanas que ele observou durante um tempo.

Então, ainda quando jovem, Raymond Belle foi instruído neste treinamento militar, que mais tarde viria torná-lo um grande bombeiro na França. Logo então se casando e tendo como filho David Belle.

E chegamos finalmente em David Belle, o grande criador do Parkour. David pegou tudo que aprendeu com seu pai, desenvolveu um método de treinamento incrível, que ensinava a como “fazer as coisas do jeito certo”.

Seu treinamento ensina como cair, subir e passar por qualquer obstáculo! Com a sua grande frase “Ser Para Durar”, seu treinamento ensina tudo com muita segurança, pois todos os seus movimentos foram desenvolvidos para preservar e desenvolver o corpo do praticante.

Resumindo…

Para responder a pergunta O que é Parkour, eu irei resumir: Parkour foi criado como um treinamento que visava melhorar o condicionamento físico dos praticantes, ensinava a usar o seu corpo e mente de forma que nenhum obstáculo parasse o praticante. Com o tempo foi se tornando um tipo de estilo de vida, que cada vez mais, entra em todas as áreas da vida do praticante, devido a sua filosofia e a grande disciplina que deve ter para praticar…

A Popularização do Parkour

o_que_e_parkour

Com o tempo pessoas começaram a ver na internet vídeos colocados por praticantes e, como você, fizeram a si mesmos a seguinte pergunta: “O que é Parkour?” Com isso cada vez mais a comunidade foi crescendo e o Parkour foi popularizando.

Porém mesmo depois de popularizar se tornando até um meme, muitos não conhecem o Parkour em nosso país e por desconhecer esta prática, muitos julgam os praticantes de bandidos ou vândalos…

Mas deixando isso de lado, é possível achar muitos vídeos e muitos artigos pela internet falando sobre o Parkour, mostrando suas práticas e muito mais!

 

Como Funciona o Parkour?

Eu poderia explicar aqui e gastar muito os seus neurônios, mas eu prefiro mostrar o que é o Parkour, usando 2 exemplos:

Praticantes Veteranos

 

Praticantes Novos


A diferença é bem visível entre os veteranos e os novos, inclusive a segundo vídeo sou eu e meus amigos a mais ou menos 1 ano atras 😛

Todos os movimentos feitos foram feitos muitas vezes para poder chegar a perfeição, ou no meu caso quase. É impossível alguém aprender Parkour de uma hora para outra, pois são movimentos diferentes do comum, com uma técnica simples, mas que pode te surpreender na eficiência! E por mais que sejam simples as técnicas, não quer dizer que são fáceis…

Onde Posso Aprender isto!?

É muito simples! Vou deixar o >link aqui< para você saber mais sobre como você pode aprender, mas já adianto que dificilmente haverá Aulas de Parkour na sua cidade ou grupos de pessoas bem experientes, por isso eu recomendo que abra o link e veja uma grande surpresa!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post - O que é Parkour?
Author Rating
51star1star1star1star1star