Como Fazer Parkour? A Grande Resposta de Um Praticante!

Tempo de leitura: 3 minutos

Como fazer Parkour?

É muito comum eu ouvir esse tipo de pergunta, “como fazer parkour?”, principalmente de quem nunca se atreveu de ao menos tentar o mais simples movimento. Também já ouvi que é difícil, que só maluco faz, que é perigoso e muitas outras coisas…

As pessoas se perguntam como fazer Parkour, mas elas não lembram que já tiveram infância, esquecem que nesta fase temos nossas primeiras experiências de Parkour. Para te mostrar melhor, vamos ao que é entendido por Parkour…

O Que é Parkour?

como-fazer-parkour

Levado ao pé da letra, Parkour é chegar de um ponto ao outro o mais rápido possível. É claro que com o tempo essa definição mudou um pouco, por exemplo, hoje o Parkour é chamado de “arte do movimento”. De acordo com Georges Herber:

“Seu treinamento visava não apenas o desenvolvimento físico, mas também a formação do caráter de forma a preparar o guerreiro para ser forte e para ser útil.”

Essa foi a definição que ele usou para o treinamento que deu origem aos movimentos do Parkour e hoje em dia muitos Tracers utilizam dessa filosofia…

Há muitas formas de definir o Parkour, mas em geral o Parkour é a Arte do Movimento que te prepara para qualquer situação, seja na cidade ou no campo, em lugares abandonados ou habitados, simplesmente se adéqua a tudo.

Você deve estar me perguntando o que isso tem haver com as crianças que eu disse em cima. De uma maneira bem simples, eu te digo: Quando criança você adorava pular de um lugar para o outro, certo? Subia em todos os lugares possíveis, se equilibrava em meio fios e olhava para o alto dos prédios sonhando estar lá no topo. Estas atitudes, que são normais em crianças, são características de quem pratica…

Como fazer Parkour, ou seja, como começar?

Criança+Parkour

Eu já escrevi um post sobre Parkour para Iniciantes, se quiser conferir é só clicar no link! Caso não queira ir lá, eu irei falar um pouco sobre neste post…

Realmente Parkour é algo que pode dar medo! Normalmente é relacionado a saltos com grandes alturas ou distâncias, mas como tudo na vida antes de alguém fazer aquilo houve um grande treinamento envolvendo condicionamento físico e aprimoramento das técnicas. Ninguém começa a correr antes de saber andar, não se esqueça disso!

Então para começar deve-se aprender o básico, começando com os movimentos mais simples e que dão origem a todos os outros, por exemplo, salto de precisão, os primeiros vaults (Lazy, Speedy, Safe, etc), Wall Run e assim em diante.

Ah, é claro que junto ao treinamento dos movimentos sempre é bom se exercitar também. Flexões, abdominais, agachamentos e muitos outros exercícios são ótimos para o Parkour. Como Parkour é muito completo, treinar o corpo inteiro vai valer a pena. É claro que abdômen, coxa, panturrilha, bíceps e tríceps são muito exigidos, mas todos os músculos do corpo são usados…

Onde encontrar?

Hoje existem algumas academias de Parkour pelo Brasil, são muito poucas e normalmente são localizadas nas capitais dos estados. Pode aprender com os milhares de tutoriais que existem na internet, mas é um pouco perigoso e as vezes nem tão bem explicado, ou você pode comprar um curso que o Pedro Amaral desenvolveu somente de Parkour.

A diferença deste curso para outros tutoriais é que ele tem cenas em slow motion (câmera lenta), explica exatamente o por que de ser usado aquele movimento e é tudo em um lugar só, você não vai precisar ficar que nem louco procurando na internet…

Se interessou? Dê uma olhada!

Curso Arte do Parkour